Dicas para você, Mestre

Esse ano fiz uma parceria com os Aventureiros do Reino, onde passei a escrever artigos semanais para eles. São dicas para ajudar os Mestre a enriquecer seus trabalhos e obras. Abaixo você achará a lista e os assuntos de cada post. Além disso, no final, tem um link para um artigo de outro colaborador aqui do Crisol, o Christian “CZ” Zeuch, no qual ele fala dos benefícios de prelúdios antes de começar uma campanha.

Tempo e Cebolas

Aqui eu trato sobre “plot”, roteiros, e seus tipos, dando exemplos de como empregar um roteiro em camadas. Muito interessante para trazer uma complexidade para sua história, além de deixar ela mais interessante.

Afinal, Ele Sabe ou Não?

Este post fala sobre informações, e desinformações, que os PdMs de sua campanha tem ou podem ter. As ditas informações/desinformações são categorizadas com uma explicação do que são e como usar cada uma.

A Chegada da Cavalaria

Neste artigo, eu trato de como usar PdMs para salvar o dia, e como fazer isso da maneira correta, sem que seu grupo se sinta indefeso ou em segundo plano.

Sombra e Luz

Neste outro, os tipos de relações entre o grupo (ou PJ) e o vilão – o Adversário – são tratados. Novamente, as relações são categorizadas com sua explicação e uso.

A Vilania

O tema principal deste post é como fazer os Adversários de sua campanha refletirem certas emoções no grupo, e como mudar as emoções que seu grupo sente em relação aos mesmos, ao longo do tempo.

A Razão do Monólogo

O foco deste artigo é uma lista de possíveis razções e objetivos que os vilões, os Adversários, podem ter para fazer o que fazem, ou para ter os planos que tem.

Jogos de Poder – Antecedentes

Jogos de poder trata de dicas para campanhas atípicas, focadas em política, intriga, investigação e roleplay/interpretação. Nesse post, eu falo de como traduzir e trabalhar a história do PJs dentro da trama deste tipo de campanha.

Jogos de Poder – Ambientação

Neste, falo de como executar esse tipo de campanha, com dicas práticas para que você possa fazê-lo também. É um tipo de campanha que exige bastante trabalho mas é recompensador, tanto para o Mestre quanto para os jogadores.

Como dar um up na sua Campanha usando Prelúdios

Este é o artigo do CZ, onde ele explica como narrar Prelúdios, ou seja, aquilo que aconteceu antes da campanha começar, para enriquecer o vínculo que os jogadores terão com seus PJs, o vínculo do Mestre com os jogadores e seus PJs e ajudar a criar uma história que envolva muito mais o grupo como um todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *